"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Correio dos Açores - Edição de 25 de Maio de 2016


Ponta Delgada, 23 de maio de 2016

Hoje apresento-vos um rabisco de duas localidades diferentes da ilha de Santa Maria, a magnífica Baía de S. Lourenço e dois elementos da localidade dos Anjos. A Baía que aqui retrato é linda, e garanto-vos, não consegui mostrar a beleza desta vista. Depois, não contente com o resultado, e já dando como perdida a dupla folha com a vista, acrescentei a estátua de Cristóvão Colombo, erigida aquando do V centenário da sua passagem por aquela ilha. Ainda nos Anjos, e mesmo junto à estátua, está aquela que provavelmente terá sido a primeira igreja dos Açores, erguida em 1439, primitivamente em madeira com cobertura de palha. Foi reerguida em alvenaria de pedra entre 1460 e 1474. Como sabemos, a ilha de Santa Maria foi descoberta por volta de 1427 por Diogo de Silves e serviu de escala, em 1493, a Cristóvão Colombo no regresso da sua primeira viagem à América. Também reza a história que nela terão cumprido o voto de ouvir missa em Ação de Graças, em 19 de fevereiro de 1493, os marinheiros de Cristóvão Colombo, no regresso da viagem de descobrimento da América.

4 comentários: