"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Correio dos Açores - Edição de 29 de Agosto de 2017


Ponta Delgada, 29 de Agosto de 2017

A senda por Barcelona ainda não terminou. Hoje apresento-vos aquele que é considerado o mais famoso arquiteto Catalã – Antoni Gaudí. O génio ou o louco, segundo a opinião do seu mestre universitário, que conseguiu culminar as suas paixões, a natureza e a religião, na arquitetura. É o autor de várias obras ilustres, desde a Sagrada Família (ainda inacabada), a Casa Batlló, a Casa Milá e o Park Guell, ícones do turismo de Barcelona.
Desmistificando o suspense que criei na edição anterior, relativamente à Sagrada Família, parafraseio o motivo que Gaudí apresentou para que a torre mais alta deste monumento não ultrapasse o monte Montjuic: “a obra humana jamais deverá ultrapassar a obra do Criador.”

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Correio dos Açores - Edição de 23 de Agosto de 2017


Ponta Delgada, 22 de Agosto de 2017

Continuando a mostrar-vos um pouquinho daquilo que fui observando nas nossas férias, hoje apresento-vos dois rabiscos: o rosto de Alba, fazendo referência ao hotel onde pernoitamos, e a entrada do Castell de Montjuic, um dos tantos pontos turísticos de Barcelona. Do alto deste castelo (a 184 metros) podemos observar toda a cidade e, claro, contemplar mais uma vez o Templo da Sagrada Família. Engraçado é perceber porque razão este Templo, tão repleto de significado, ornamentos e pormenores, não é mais alto (172 metros) do que o Monte, de nome Montjuic. A seu tempo explicar-vos-ei. 

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Correio dos Açores - Edição de 18 de Agosto de 2017



Não foi com este propósito de fazer lembrar Barcelona depois do atentado de ontem, inclusive este rabisco já estava planeado desde a passada quarta-feira. Todavia, e desde já, fica aqui uma singela homenagem aos que sofreram o atentado, bem como à magnífica cidade de BARCELONA

Ponta Delgada, 16 de Agosto de 2017

Chegar a uma cidade, como Barcelona, pela primeira vez, torna-se inquietante querer absorver tudo aquilo que estamos a admirar. Quando tento passar para o diário gráfico o que vou observando, fico como bloqueado. A grandeza, os pormenores, a própria beleza da peça a transpor para o papel e também, se calhar, o tempo disponível, faz com que decida pelo “fazer parecer”. O que hoje vos mostro é a Catedral de Barcelona. A fachada atual é de estilo neogótico. Esta Catedral é dedicada à Santa Cruz (a cruz em que Jesus foi executado) e a Santa Eulália, uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, foi uma mártir durante a época romana.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Correio dos Açores - Edição de 9 de Agosto de 2017


Ponta Delgada, 08 de Agosto de 2017

Tal como vos tinha dito, mostrar-vos-ei alguns dos rabiscos que fui fazendo pelas paragens inerentes às nossas férias. Este, que hoje vos mostro, é a Torre dos Clérigos, no Porto. Este monumento, da autoria do Arquiteto italiano Nicolau Nasoni (1691-1773), é uma referência na cidade invicta, tanto pelo seu legado histórico-religioso, como também em termos turísticos. Em 2014, após obras de reabilitação e valorização, foram proporcionadas as condições adequadas para a receção de visitantes e a musealização dos seus espaços. Um pormenor em que reparei foi que não vi qualquer viatura estacionada em volta deste edifício. Boas práticas que podiam ser adotadas / copiadas para os nossos monumentos.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Aspectos da ilha Terceira


Numa das minhas mais recentes visitas à ilha Terceira, sobrou um pouquinho de tempo para rabiscar aquilo que ia observando. O primeiro desenho abordado foi o da Ermida da Nossa Senhora dos Milagres. Depois, mas à frente, no sentido Angra/Serreta, desço até à Ponta do Queimado. Onde contemplo as diferentes texturas da rocha quando solidificada pelo contacto com a água fria do oceano. Textura essa que não sou capaz de reproduzir aqui, tanto pela sua dificuldade de interpretação, como pela minha falta de destreza e habilidade para fazê-lo. Seguindo viagem, sempre no mesmo sentido, deparo-me, na localidade de Biscoitos, com um moinho de vento antigo. Já não se encontra em funcionamento. Não sei se é particular ou público, e por fora, apresenta um aspecto cuidado. O que, como memória do passado e uma referência para as gerações vindouras, é de continuar preservar. 

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Correio dos Açores - Edição de 3 de Agosto de 2017


Ponta Delgada, 01 de Agosto de 2017

O rabisco que hoje vos apresento é uma vista de, no local, cortar a respiração. Já todos conhecemos a Vista do Rei, mas esta, para se ter acesso, temos que entrar no parque da Lagoa do Canário. E depois de uma longa, mas deliciosa e fresca caminhada, deparamo-nos com um hino à beleza natural. É uma vista parcial da lagoa azul das Sete Cidade e da lagoa de Santiago. Na próxima semana espero mostrar-vos um pouco daquilo que fui rabiscando durante o período das minhas férias, pelas cidades do Porto e Barcelona.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Pela cidade do Porto


Durante uma breve passagem pelo Porto. Quero também aproveitar a oportunidade de dar os parabéns à cidade, pois, será o Porto, a próxima cidade a acolher o 9º Simpósio Internacional dos Urban Sketchers.