"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Simposío Vadio - S.Miguel - Açores


Ponta Delgada, 19 de Novembro de 2018

Caro Amigos e amantes do Diário Gráfico Vadio,

O desenho tem sido o principal motivo para inúmeros encontros por todo o país e, destes encontros, têm surgido amizades que de outra forma não eram possíveis. No sentido de continuar a fomentar esta fraterna partilha de amizade, de desenhos, de inter-ajuda, de boa disposição, de novos conhecimentos e, claro está, do enriquecimento pessoal, humano, como também, cultural, vimos propor a realização de um encontro de desenho, o Vadio, em S. Miguel, uma das mais belas ilhas, senão a mais bela dos Açores.

Durante o Simpósio Internacional dos Urban Sketchers ocorrido no Porto, foi realizado, quase em paralelo, o Simpósio Vadio, que procurou agregar todos aqueles que não conseguiram ou não puderam aceder a um “pass” para o Simpósio. No ano de 2019, dado o Simpósio Internacional ser na cidade de Amsterdão, cidade esta que não “fala” português, não tem bom vinho para acompanhar o momento aquando da profícua partilha gastronómica, mesmo que sejam salsichas, é intenção deste grupo de amigos, realizar “o nosso” “Simpósio Vadio” na ilha de S. Miguel, Açores.

Imbuídos desse espírito de partilha, de paixão pelo desenho, da vontade imensa de voltarmos a estar todos juntos, convidamos-vos, entre 24 e 28 de Julho de 2019, a vir até à ilha de São Miguel. Ilha essa que é a maior das Ilhas do Arquipélago dos Açores, considerada mesmo a mais diversificada, apelidada muitas vezes de “Ilha Verde”, pela beleza e extensão das suas paisagens naturais sem fim. De origem vulcânica, ainda hoje se encontram em São Miguel fontes de água quente e "fumarolas", bem evidentes nas Furnas e noutras localidades, permitindo uma temperatura tal que é possível cozinhar o típico cozido, numa panela debaixo do solo e por longas horas - certamente uma iguaria a não perder.

Com o intuito de haver tempo para ponderação e planeamento, estamos, ainda em 2018, a fazer os contactos para conseguirmos fazer um “Vadio” memorável. E tanto mais memorável será, quanto maior for o número de Vós connosco!

Como sabem, o material necessário é o habitual: Um caderno, as canetas, os lápis, aguarelas ou outros, uns papéis coloridos, cola e outros ao Vosso gosto. Para a concretização desta iniciativa contamos com a preciosa colaboração de vários Vadios, para de alguma forma orientar os workshops propostos.

Programa 
24 de Julho a 28 de Julho de 2019 (datas confirmadas e inalteráveis)

O dia de chegada será de reconhecimento da cidade de Ponta Delgada. Durante estes 5 dias de franco convívio será intenção aproveitar pelo menos 2 dias para fazermos uma visita à mítica Lagoa das Sete Cidades, como também às Furnas. Haverá também dias livres para, cada um à sua maneira, poder usufruir do encanto da ilha de S. Miguel. Por outro lado, pretende-se que os Workshops propostos pelos Formadores convidados ocorram apenas uma vez por dia, no período da manhã, ou de tarde.

Oportunamente iremos detalhar convenientemente todos os dias do Evento.

Formadores Convidados 
Alexandra Baptista, Suzana Nobre, André Duarte Baptista, Filipe Reis Oliveira

A participação é livre, mas requer inscrição. Poderá também obter informação complementares através do email abaixo mencionado.

As inscrições poder-se-ao efetuar para o email:
brilhante.paulo@gmail.com

1 comentário: