"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Correio dos Açores - Edição de 29 de Abril de 2015


Cabouco, 27 de Abril de 2015

Fazendo um pouco de jus ao nome desta publicação semanal, hoje, apresento-vos um rabisco da Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia no Cabouco. Esta igreja foi edificada no lugar de uma antiga ermida datada do século XVI. A ermida foi construída a mando do capitão Manuel Rodrigues Canejo e sua mulher Maria de Paiva.

Este rabisco feito de forma muito rápida, não vou dizer que foi num “abrir e fechar de olhos”, mas quase. Foi numa pequena brecha do intervalo para o almoço. E como é fácil constatar, falta o sino e, inclusive, um óculo na forma de coração invertido. A coloração fi-la em casa, sentado e de memória. É um consolo poder prolongar o momento e o gosto de desenhar à vista no próprio local. Convido-vos, a todos, a adquirirem um caderno de desenho e, nos vossos tempos livres, sentados numa esplanada, num banco de jardim, na paragem do autocarro, ou mesmo na rua onde moram, a desenharem aquilo que vêem.

3 comentários:

  1. É um bom convite! Eu própria já o tenho feito a várias pessoas - mas até agora sem grande sucesso. "Para desenhar é preciso jeito", dizem-me. E eu penso: "Um pouco de jeito, sim, mas sobretudo muita prática"... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Miú! De facto, mais do que jeito, é preciso prática. Jeito todos nós temos, basta "pegar" no lápis e rabiscar. Albert Einstein, se não estou em erro, disse: “Em todo génio há 95% de transpiração e 5% de inspiração.” Logo, a fazer fé na sua máxima, temos que pôr em prática, todos os dias, o gosto pelo desenho, praticando, praticando, praticando. :-)

      Eliminar
  2. Mas é tão difcil convencer as pessoas a fazê-lo! Eu digo sempre: " e achas que tens jeito para escrever um livro ou um poema? Não? Mas usas a escrita diariamente para comunicar, faz o mesmo com o desenho, rabisca e comunica!"

    ResponderEliminar