"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Correio dos Açores - Edição de 24 de Maio de 2015


Ponta delgada, 23 de Maio de 2015


A minha cidade tem destas coisas, a mistura do antigo, do secular, com o moderno e contemporâneo. É o caso destes quatro exemplares de excelente arquitetura. Refiro-me ao palacete de estilo inglês (georgiano colonial, começado a construir em 1812 pelo norte-americano Thomas Hickling); à igreja de S. Pedro que, segundo se julga, terá sido concluída a sua construção em 1645; à moradia de estilo antigo, mas de construção da década de 60/70, mandada construir pelo Drº António Jácome Correia e, por fim, refiro-me, também, ao hotel Açores Atlântico, de estilo clássico e requinte invulgar na época e dos que há mais tempo desenvolve atividade hoteleira na cidade de Ponta Delgada. Mandado construir em 1985/86 e inaugurado em 1987, da autoria do prestigiado arquiteto Francisco Gomes de Menezes, foi, de fato, uma lufada de ar fresco para a nossa cidade e região. Tanto que, ainda hoje, outras cidades, como Lagoa e Ribeira Grande, ainda não possuem uma unidade hoteleira deste calibre. 

1 comentário:

  1. Independentemente dessa inconsistência moderno / antigo (de que quase todas as cidades sofrem), Ponta Delgada tem é uma enorme harmonia cromática! E isso confere-lhe uma grande beleza.

    ResponderEliminar