"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Correio dos Açores - Edição de 03 de Fevereiro de 2016


Ribeira Grande, 30 de janeiro de 2016

O Cantar às Estrelas na cidade da Ribeira Grande é uma tradição secular que já está de tal forma enraizado na cultura local que os mais jovens não deixam de participar nesta manifestação religiosa e, essencialmente, de alegria. Foi o que aconteceu no passado dia 1. O desfile começou no Museu Vivo do Franciscanismo e teve o término na Igreja da Nossa Senhora da Estrela. Tal como os jovens, é também de registar a enorme participação das agremiações culturais do Município.

A Igreja Matriz de Nª Srª da Estrela é possuidora de um frontispício belo e imponente. Está amparado por uma torre sineira com duas fiadas de sinos, situação rara nas igrejas da nossa ilha, mas só esta última comporta os sinos. Com efeito, percorrer a nossa ilha em busca da inspiração para o desenho, permite-me observar os nossos monumentos, ao mesmo tempo que me deparo com a necessidade de se empregar uma atenção especial na preservação destas obras, nomeadamente no sentido de combater a degradação da sua cantaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário