"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Correio dos Açores - Edição de 17 de Fevereiro de 2016


Ribeirinha, 12 de fevereiro de 2016

Faz já algum tempo que uma pessoa conhecida, numa troca de conversa, referiu que sempre que pesquisava uma igreja da nossa ilha no Google, uma das imagens que aparecia era um dos meus rabiscos. Pois bem, esta Igreja, que hoje vos apresento, não encontrou com toda a certeza. É a primeira vez que desenho a Igreja do Santíssimo Salvador do Mundo e, logo depois de a rabiscar, presenciei a oração de um rancho de Romeiros.

As Romarias Quaresmais de S. Miguel têm a sua origem motivada pelas crises sísmicas que atingiram a ilha em 1522 e 1563 e expressam uma manifestação espontânea de fé e piedade perante as adversidades. O rancho de Romeiros é caracterizado pelo uso do xaile, do lenço, o bordão, o terço e um saco de pano levado às costas, onde são levados alguns alimentos. A peregrinação é feita em constante oração, agradecendo as graças concebidas e pedindo novos feitos. 

2 comentários:

  1. Paulo, estás a ficar uma "wikipédia" do património açoreano! :) Parabéns, é isso mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miú! muitas vezes vou buscar à "wikipédia" a informação.

      Eliminar