"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Aos Urban Sketchers dos Açores

Caros Amigos Urban Sketchers dos Açores,

Deixei de fazer parte do núcleo organizativo dos USK Açores (Usk Az).

Esta minha opção nada tem a ver com falta de tempo. Nada tem a ver com pouca motivação para desenhar. Aliás, se calhar tem a ver com a paixão que tenho pelo desenho em diários gráficos. Tanto é que, com esta paixão que criei ao desenho, pude fazer um livro para dedicá-lo à minha Mãe. Logo, é por paixão que estou para o desenho. Cada um de nós encontrará objetivos para desenhar. Eu, por exemplo, faço-os por diversas razões; uma delas é, sem dúvida, porque me faz pensar. Outra, com a mesma relevância, é para oferecê-los aos meus.

No entanto, fazendo parte do grupo "fundador" dos Usk Az, sinto-me na obrigação de justificar a minha saída.

Como sabem, o grupo Usk Az tem “filiação” ao USK Portugal, e por conseguinte, este último ao USK Internacional. Respeitamos um manifesto que é do conhecimento de todos os “sketchers”.
Todavia, em nada fugindo ao manifesto, sou da opinião que o grupo Usk Az tem tido pouquíssimas iniciativas próprias. Os eventos / encontros que têm surgido tem vindo quase, senão sempre, a ser associados a outras iniciativas de outros grupos de índole cultural. Até aqui nada de mal. Mas é preciso fazer mais. É preciso criar uma dinâmica sequencial de encontros; colocar desafios à nossa comunidade de “sketchers”; contatar instituições, como escolas, Câmaras Municipais, Casas de Cultura das diversas localidades; interagir com o cidadão comum, não só apenas com aqueles que têm acesso mais rápido ao “ato de desenhar”. É preciso fomentar workshops e convidar artistas, mesmo que locais, a ministrá-los. O que tenho sentido com o que tenho vindo a sugerir é um bloqueio a essa abertura, a esse fazer mais, a esse realizar sem estar, inicialmente, preocupado com “superior qualidade”. A qualidade vem com a prática; vem, se necessário, com erros cometidos.

Desta forma, e porque o núcleo organizativo é, em minha opinião, pequeno, deveriam ser convidadas pessoas com vontade de fazer, de realizar, de incutir, que sintam paixão pelo movimento, mas acima de tudo, que deem um pouco de si, porque dar de si, mesmo que pouco, se for dado por mais, move montanhas. Sinto que o atual núcleo organizativo está “agarrado” a uma ideia de desenho que pouca motivação cria à iniciativa de qualquer cidadão comum partir nesta aventura maravilhosamente bela que é o desenhar por observação direta. Sentir paixão pelo desenho não é apenas dizer que se tem um diário gráfico. É muito mais do que isso. E se calhar é isso mesmo que falta, paixão em ver outros desenhar.

Uma vinha não deve ser podada nem demasiado cedo, nem demasiado tarde. Os Usk Az foram fundados em Março de 2014. O processo de cativação de mais elementos participativos e aumentar a nossa comunidade “sketcher” tarda a arrancar.

1 comentário:

  1. Às vezes a vontade e o empenho podem não ser suficientes para atingir certos objectivos...
    Mas espero que, com um papel de liderança ou sem ele, não deixes esmorecer a vontade de desenhar!

    ResponderEliminar