"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Correio dos Açores - edição de 17 de Setembro de 2015


Ponta Delgada, 14 de Setembro de 2015

Hoje apresento-vos a antiga Igreja de Nossa Senhora da Graça, edificada no Séc. XVII, sendo parte integrante do antigo convento seiscentista da Ordem de Sto. Agostinho. Optei, na película colorida, pela utilização de uma só cor e, propositadamente, utilizando uma caneta de tinta preta que pudesse desvanecer o rígido traço a preto.

Aqui tinha a sua sede a Academia das Artes dos Açores (declarada de utilidade pública deste 1989). Digo tinha, porque esta associação encontra-se fechada por tempo indeterminado, é o que se lê no seu sítio da internet. É uma pena, pois, Ponta Delgada necessita de uma organização de utilidade pública que promova a formação nas artes plásticas, bem como a divulgação de artistas locais. Tendo sido descentralizada a formação, criação e divulgação das artes, com a abertura do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas na Ribeira Grande, Ponta Delgada ficou com uma lacuna no que diz respeito ao interesse público associado às artes plásticas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário