"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Correio dos Açores - Edição de 01 de Junho de 2016


Ponta Delgada, 29 de maio de 2016

O Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado derivou da adaptação de um antigo recolhimento que  remonta ao início do séc. XVII. Nos dias de hoje arroga utilidades museológicas, sendo um lugar de memória, onde a iniciativa cultural prevalece.


Na coloração deste rabisco, e ao contrário do que possa parecer, não utilizei aguarelas. Mas sim marcadores que previamente passei numa superfície vidrada para obter a tinta e depois misturei com água, passando depois para o desenho, com exceção do amarelo que foi de marcação direta.

3 comentários:

  1. Olha, pessoas! Não costumas desenhá-las, Paulo, pois não? Gostei de as ver ali em primeiro plano, a dar escala ao desenho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miú! Obrigado pela atenção! Sim, são pessoas, mas atenção: é uma escultura do Escultor Canto da Maya. O Museu Carlos Machado apresenta, no Núcleo de Santa Bárbara, a exposição “Canto da Maya”, na qual mostra mais de 30 obras do escultor, incluindo algumas peças nunca antes presentes em exposições. Esta que aqui faço um breve e ligeiro registo é a peça Adão e Eva (Hino do amor), Poder-se-á também ver nesta exposição outras esculturas, como por exemplo; Bendito Seja o Fruto do Teu Ventre e Baiser, Rapariga com Pombas e Mestiça Olhando-se ao Espelho, etc.

      Eliminar
    2. Ups! São então "pessoas" de pedra, eheh. Muito interessante a escultura, por sinal, Paulo. Obrigada por me enviares a imagem dela!

      Eliminar