"O artista, um contemplativo que passa, atento somente, às manifestações de cor, de harmonia e de beleza, que escapam aos olhos dos outros."
Domingos Rebêlo, num artigo que escreveu sobre os seus tempos de estudante em Paris, in "Açoreano Oriental", 13 de Janeiro de 1946.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Correio dos Açores - Edição de 10 de Setembro de 2015


Ponta Delgada, 05 de Setembro de 2015

Sentado na emblemática “Central de Gelados”, na esquina com a rua do Melo, observo a fachada da Igreja de S. Sebastião, mais conhecida por Igreja da Matriz. Neste rabisco, dada a complexidade da ornamentação das cantarias em pedra das portas desta fachada, preocupei-me, mais uma vez, em fazer parecer. No próprio local ainda consegui colocar alguma cor, mas a ameaça de chuva fez-me abandonar o espaço e acabar o rabisco sentado no conforto da minha casa.

Numa edição anterior referi o estacionamento em volta deste monumento. Longe de mim querer que as minhas observações e opiniões sejam ponto assente. No entanto, nunca é demais lembrar que o estacionamento no largo da Matriz, mesmo junto à fachada principal desta Igreja, deveria ser proibido. Custa-me ver, imensos turistas, muitas vezes em grupo, obterem fotografias junto desta fachada e como ornamentação urbana existir vários automóveis como parelha de quem nos visita.

1 comentário:

  1. A arquitectura religiosa dos Açores é muito harmoniosa, nessa paleta dicromática tão elegante. Belo desenho, Paulo.
    E nesta aguarela gosto muito das árvores apenas delineadas.

    ResponderEliminar